DICAS

O BOLO SOLOU - O QUE DEU ERRADO?


Levante a mão quem alguma vez na vida já não solou um bolo? Isso é mais comum de acontecer do que se imagina e existem algumas causas que podem influenciar diretamente na consistência final de um bolo, fazendo com ele fique solado, murcho ou queimado. Fazer um bolo perfeito não é um bicho de sete cabeças, basta seguir algumas dicas culinárias que aprendi com profissionais experientes e que agora divido com vocês. Tenho certeza que seguindo-as direitinho seus bolos farão SUCESSO!



Os cuidados devem começar já na mistura dos ingredientes.



1. O forno deve ser pré-aquecido na temperatura indicada pela receita. Normalmente entre 180°C. e 200°C.



2. Separe todos os ingredientes antes de preparar o bolo. Procure usar produtos de boa qualidade, os mesmo devem estar em temperatura ambiente.



3. Peneire sempre os ingredientes secos: farinha, amido, açúcar, fermento... Isto deixa a massa mais aerada e sem resíduos.



4. Na hora de acrescentar a farinha, o leite e o fermento, não será mais necessário a batedeira. Neste ponto a massa não precisa ser muito batida, pois corre o risco de pesar e baixar. Junte-os aos poucos e vai mexendo com movimentos de baixo para cima com o batedor de arame, até incorporar todos os ingredientes.



5. Controle sempre a quantidade de leite. Acrescente-o aos poucos. A massa não deve ficar líquida demais.



6. Cuidado com o fermento em pó. Mesmo no prazo de validade ele pode não estar em condições de uso. Faça sempre o teste de qualidade que consiste em colocar uma colher de sobremesa de fermento em um copo com água quente, se borbulhar é porque o fermento está bom, caso contrário descarte-o. Toda vez que usar o fermento agite antes a embalagem, em repouso os componentes se separam. Algumas pessoas costumam guardá-lo em geladeira, NÃO FAÇAM ISSO, esse procedimento deixa o fermento fraco, pois ele se altera com mudanças de temperatura.



7. A massa do bolo NÃO PODE FICAR MOLE, essa dica eu aprendi com minha mãe, que sempre fazia bolos em casa nos finais de semana e eram bolos fofinhos e deliciosos. A massa deve ficar parecida com uma massa de pão, cai pesada na forma. Massa muito líquida demora a assar e acaba solando.



8. Verifique o tamanho da forma. Forma muito cheia não deixa a massa crescer e uma forma muito vazia faz a massa assar muito rápido e ressecar. Siga sempre a indicação de forma dada pela receita.



9. Verifique se seu forno está bem regulado. Isto interfere no processo de cozimento da massa.



10. Preste muita atenção ao colocar e tirar o bolo do forno. Correntes de ar podem fazer com que o bolo murche e fique solado. Ao colocar o bolo para assar, não abra a porta do forno, principalmente nos primeiros 20 min. Não mude a temperatura do forno.


11. Para testar se um bolo está bem assado, comprima a massa com as pontas dos dedos, se afundar e voltar está assada ou faça o tradicional teste do palito, espete-o no centro do bolo, se sair seco e limpo é sinal de que está bom.



12. Ao retirar do forno deixe-o esfriar em cima de uma grade, pode ser a do fogão, para que o ar circule por baixo da assadeira.




Com essas dicas estou certo de que conseguirão fazer seus bolos sem problemas. Comigo funcionou. Experimentem e preparem-se para os elogios!

___________________________________________________________


PLANEJANDO SEU NEGÓCIO


No post intitulado E agora? Por onde começar? falamos um pouquinho sobre a importância de desenvolver um Plano de Negócios antes de abrir o seu empreendimento. Através dele você consegue analisar o mercado, avaliar os custos, minimizar os riscos e se precaver diante de situações críticas.
Atuando como Cake Design e trabalhando em casa, meu plano de negócios não foi estruturado de maneira muito complexa. Segue abaixo como sugestão, um pequeno roteiro que serviu de guia para desenvolvê-lo.
1. Partindo de uma ideia é preciso definir clara e objetivamente as características do seu negócio. (Qual o mercado? A quem se destina? Quais os serviços/ produtos que serão trabalhados? Quem são os concorrentes? Quais os seus pontos positivos e negativos? Qual seria o meu diferencial de mercado diante da concorrência? Como produzir os produtos/serviços? Como estruturar a parte operacional do negócio (organograma)? Como será feita a divulgação e a venda? Avaliar constantemente as tendências do mercado (inovações).
2. É preciso planejar bem como irá desempenhar suas funções. Se você trabalha com produtos é necessário definir os fornecedores, os custos para a aquisição dos produtos, as condições de pagamento, o estoque de matéria-prima, o controle de qualidade dos produtos, os custos com embalagem, como será feita a venda, prazo de entrega, armazenamento do produto e a logística para o transporte da mercadoria.
3. Um bom negócio tem que ter uma boa organização, caso contrário, vira uma bagunça incontrolável. Defina as pessoas que estarão à frente do negócio e quais atividades irão exercer, como estas atividades serão executadas e quem irá supervisioná-las, estabelecer a remuneração, criar mecanismos de controle através de pastas, fichários, arquivos de computador...
4. Faça um Cronograma de todas as atividades necessárias para implementação do empreendimento, isto ajuda a orientá-lo melhor sobre o que já foi feito e o que ainda deve ser providenciado.
5. Todo o empreendimento tem um valor a ser empregado. Defina o orçamento financeiro necessário para o negócio. De quanto será o investimento? Qual a projeção de receita mensal? Qual a projeção de despesas mensais, qual a projeção de gastos com a produção e venda? Estabeleça os preços dos produtos, faça um orçamento de caixa controlando a entrada e saída de dinheiro (Saldo diário), assim você evita um rombo no caixa.

Fonte: Gera Negócio- Plano de Negócios



Agora é arregaçar as mangas e mãos a obra! Boa Sorte!

__________________________________________________________


E AGORA? POR ONDE COMEÇAR?



Você decidiu abrir o seu próprio negócio, está convicto de que é o momento de realizar o sonho de trabalhar por conta própria. Parabéns! Esta decisão já é um primeiro passo, mas você sabe por onde começar?


Esta é uma pergunta crucial para qualquer pessoa que deseja se lançar neste grande desafio de se tornar um empresário. Já vi casos de pessoas que desistiram de seus sonhos simplesmente por não saber responder a esta pergunta. É comum nos depararmos com muitas dúvidas e questões sobre o que fazer e como fazer, pairando sobre nós a incerteza de que o negócio é realmente viável e rentável. Pois bem, para solucionar todas essas dúvidas e orientá-lo no caminho certo é fundamental PLANEJAMENTO. Esta é a base de tudo. Sem planejamento seu negócio estará mais próximo do fracasso. Portanto, não basta ter uma grande ideia e gostar do que faz, é preciso conhecer o mercado que irá atuar, saber quem são os seus concorrentes e como trabalham, definir o seu público alvo, detalhar todos os custos necessários para implementação do seu negócio, estudar, realizar cursos e se aprimorar, acompanhando sempre as tendências do mercado, aprender a formar um preço competitivo sem ter prejuízo, entre outras coisas. E a melhor maneira de se fazer isto é através de um PLANO DE NEGÓCIOS. Na internet existem vários modelos de Plano de Negócios que servem de orientação para aqueles que não sabem como começar. Evidentemente que você criará um Plano que seja adequado a sua atividade.


Um bom Plano de Negócios não precisa ser muito sofisticado, o importante é que você não deixe de abordar todos os aspectos cruciais para o sucesso do seu empreendimento. No post intitulado Planejando o seu Negócio, sugiro um pequeno roteiro que está sendo útil para mim e que poderá servir de guia para o desenvolvimento do seu empreendimento.


Gosto muito de uma frase que diz “Se for fazer, faça bem feito”. Seja qual for o seu empreendimento faça as coisas com coragem, determinação, perseverança, dedicação, planejamento, paciência, integridade e profissionalismo. São ótimos ingredientes para quem busca o sucesso e a realização profissional.





BOA SORTE A TODOS E BONS NEGÓCIOS!

12 comentários:

  1. Ameii a dicaa!Parabéns muito sábia mas suas dicas!Tudo q eu realmente precisava para recomeçar meu negocio!Obrigada por dividir oq vc aprendeu com todos nós!beijoks e muito mas sucesso obrigadaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!

      Fico feliz em saber que de alguma forma pude ajudar no seu recomeço de negócio. Vou ficar na torcida para que dê tudo certo, afinal nunca é tarde para recomeçar. Muito sucesso no seu caminho e seja feliz! Bjs

      Excluir
  2. Obrigado pela dica...vai ser muito util!valeu mesmo adorei as dicas que Deus te abençoe!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o que agradecer é sempre uma alegria poder ajudar as pessoas. Desejo tudo de melhor para você, muito sucesso e que Deus te abençoe também! Bjs

      Excluir
  3. Gotei muito das suas dicas e estou disposta entrar nesse ramo também,pois sou protética mais com o nascimento do meu filho gostaria de ficar mais perto dele. Então adoro ver fotos de bolos confeitados e até me atrevo de fazer algumas coisas. Pois moro no rio aqui a concorrencia é grande e quero fazer cursos e me especializar para ficar uma profissional para entrar nessa área, pretento fazer no Senac pois lá eu saio com diploma e futuramente posso passar até nota fiscal se for necessário obrigado e aceito sugestões...MONIQUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique!
      Fico feliz em saber que as dicas publicadas no blog te ajudaram. Toda mudança requer coragem, planejamento e dedicação e vc está no caminho certo. É preciso estar bem preparada para que não haja arrependimentos. O trabalho de Cake Design é maravilhoso,principalmente para quem adora trabalhos manuais, mas nem tudo são flores,o trabalho é intenso, muitas vezes abrimos mão de finais de semana em função das encomendas, o maridão precisa ser parceiro nesta hora e entender esta nova etapa em sua vida enfim, é preciso estar preparada para tudo isto, mas no final vale a pena, principalmente quando tudo é feito com muito amor e felicidade. Não se preocupe tanto com concorrência, há espaço para todos, se vc fizer um bom trabalho, conquistará os seus clientes. Minha sugestão é que vc comece aos poucos, faça bolos para familiares, amigos, vai treinando e aperfeiçoando seu trabalho, depois divulgue e pegue encomendas de fora e quando o negócio estiver bem estruturado vc decide se vai valer a pena se registrar como firma individual e emitir NF. Desejo toda a sorte do mundo e que tenhas sucesso! Bjs

      Excluir
  4. gostei muito da sua dica obrigado

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas dicas pois acabei de descobrir o que faço de errado : coloco o fermento na geladeira . Um grande beijo

    ResponderExcluir
  6. muito obrigada por ssaber e dividir conosco o seu aprendizado aprendi muito mais ainda com suas diacas que deus te abençoe sempre emm seus negócios

    ResponderExcluir
  7. Muito obridado por nos ajudar eu e minha esposa estamos querendo entrar nesse mercado,mkramks for a do brasil ha 16 anos e voltando agora,vamos nos qualiicar e abrir uma cozinha industrial em car's,e vc foi simplesmente esencial para nos,muito obrigada suscesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmundo!

      Fico feliz de poder contribuir um pouquinho. Desejo de coração muito sucesso pra vcs! Abraço.

      Excluir
  8. difícil eu fazer bolo solado, mais geralmente sai torto!! até bolo simplis o que isso pode ser???

    ResponderExcluir